6 erros de começo de namoro que você pode evitar

6 erros de começo de namoro que você pode evitar

Ter um relacionamento saudável e duradouro é o desejo de todo casal no início de um relacionamento, no entanto, alguns erros de começo de namoro, podem arruinar esse sonho.

Algumas atitudes, muitas vezes espontâneas e genuínas, podem prejudicar e contribuir para o fim do relacionamento antes mesmo de engrenar.

Para manter a saúde do relacionamento, listei 6 erros de começo de namoro que você deve evitar.

6 erros de começo de namoro para evitar

Existem muitas causas que podem arruinar um namoro. Mas às vezes a falta de entendimento sobre a dinâmica de um relacionamento, pode levar um dos integrantes, ou o casal, a terem atitudes que não beneficiam em nada o namoro. Confira quais são.

 

1 – Excesso de Expectativas

No início de um relacionamento, a empolgação e as expectativas sobre o outro estão no ápice. E é natural, afinal, ambas as partes esperam algo sobre a relação.

No entanto, a fantasia de um relacionamento perfeito, em que você terá o controle de tudo, pode ser o início de uma relação fracassada.

Isso porque, as expectativas não param nos primeiros encontros. Geralmente acompanham o relacionamento todo. E o pior, altas expectativas também tem consequências.

A primeira consequência é a frustração. Visto que, se você tem um projeto de namoro em sua mente, e o relacionamento ou o parceiro não atendem essas “promessas”, o sentimento é de que a relação foi barrada.

A segunda consequência, no entanto, é a privação de uma boa experiência. Na medida em que, a frustração desencadeia uma decepção, fica quase impossível aproveitar os momentos e perceber as qualidades do companheiro.

Por isso, controle as expectativas. Tenha em mente o que é importante para você, mas permita experimentar e se surpreender com o relacionamento.

 

2 –  Não ser honesto com as suas necessidades

Agradar o outro, é com certeza, uma atitude muito comum no início do relacionamento. E pode ser também, um dos erros de começo de namoro.  

Isso porque, fingir que tudo está bem pode até funcionar por um tempo. No entanto, reprimir suas necessidade para suprir as do companheiro, não te deixará feliz no relacionamento.

Equilíbrio, é uma habilidade substancial para aqueles que estão prontos para um relacionamento maduro.

Afinal, as decisões devem ser pautadas não apenas para atender uma das partes. Atenda os pedidos do parceiro, desde que esteja alinhado ao que você quer.

Seja honesto com suas necessidades. Ter estabilidade nas decisões do relacionamento é o melhor caminho para um convívio duradouro e de qualidade.

 

3 – Jogo

Há quem diga que a sedução é um jogo. É preciso mistério para efetivar a conquista.

É preciso estar atento, no entanto, às estratégias do jogo no relacionamento. Isso porque, fazer joguinhos com o parceiro pode ser apenas, uma resposta de proteção do ego.

Seja por receio a rejeição ou para demonstrar domínio sobre o outro.

Quando se trata de namoro, por exemplo, todo mundo, em algum nível, teme a rejeição. Por isso, jogos sentimentais acaba sendo um dos erros de começo de namoro.

Já que a pessoa envolta pelo jogo pode apresentar características de muito vislumbre. Ou ao contrário, pode corre o risco de parecer distante e se afastar.

A sinceridade com os sentimentos é a melhor maneira de demonstrar interesse, e saber a intenção do parceiro.

Joguinhos sentimentais além de não ser uma atitude madura, é ainda um dos erros de começo de namoro que pode prejudicar seu relacionamento.

Não há problema em se dedicar e demonstrar seus sentimentos a fim de ter um bom relacionamento. Mas seja sincero, não use a outro para massagear seu ego.

 

4 – Compartilhamento excessivo

Ser aberto e honesto em um novo relacionamento é importante. Mas isso não significa que você precisa colocar seus segredos mais profundos em seu novo parceiro a partir do primeiro encontro.

Principalmente porque, compartilhamento excessivo, geralmente é em relação a alguma dificuldade ou fragilidade sua.

E demonstrar tamanha vulnerabilidade pode ser um dos erros de começo de namoro. Com o tempo, de fato, existe um contexto maior para partilhar suas inquietações, mas no início é melhor evitar.

E a medida em que houver assuntos mais profundos, é bom observar a reação do parceiro. Afinal, ela lhe dará indícios sobre o quão compreensivo ele é, ou não.

 

5 – Sacrificar-se demais para obter o relacionamento

Seguindo a ideia do tópico 3, se você acha que está tendo atitudes que vão além do que você normalmente faz, para agradar, ou chamar atenção de alguém, pare.

Normalmente, a baixa auto estima, é a faísca que ativa esse tipo de comportamento. No entanto, você não pode se colocar em um lugar inferior para ter um relacionamento.

Um relacionamento saudável é um entre dois iguais, ambos dando e recebendo de maneira recíproca. Quando isso não acontece, é sinal de que existem erros de começo de namoro.

Se você achar que está em um relacionamento que tem muitos benefícios, mas há alguns problemas que precisam ser resolvidos, é melhor descobrir maneiras eficazes de lidar com esses conflitos desde o início.

Coaching de relacionamento ou terapia de casais pode ajudar a aprender como administrar melhor os problemas para que eles não interfiram na saúde e felicidade de seu relacionamento.

 

6 – Mentir e omitir sobre algo importante

Já foi dito que expor demais sua vida, logo no início do relacionamento não é uma boa ideia. No entanto, esconder do parceiro informações importantes sobre sua vida, que podem influenciar no futuro do relacionamento, também é um péssimo conceito.

Além da omissão sobre sua vida, falar mentiras, por mais inofensiva que pareça ser, é um dos grandes erros de começo de namoro.

Isso porque, no início do relacionamento ninguém se conhece profundamente. É um período de construção de confiança no outro. Se o relacionamento é pautado por várias mentiras é inconcebível haver confiança.

Seja verdadeiro para ser também confiável. Se você for questionado sobre um assunto que não se sente confortável em compartilhar, seja sincero e fale sobre incômodo.

Não minta e deixe abertura para que você fale sobre esse assunto com o tempo.

Evitar estes erros de começo de namoro não garante o sucesso do relacionamento. Mas  é provável que você tenha mais diversão e muito menos angústia ao se relacionar com alguém.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Devido ao grande número de comentários recebidos nas postagens, criei o SOS RELACIONAMENTOS para poder lhe ajudar da melhor forma, saiba mais e tenha sua dúvida respondida clicando aqui.