Aliviando o estresse do cotidiano com a EFT

Aliviando o estresse do cotidiano com a EFT

Ainda que pareça genérico e simples demais, o EFT é uma poderosa ferramenta de liberação emocional. Por isso mesmo é muito útil possuir esse conhecimento que está, literalmente, na ponta dos nossos dedos. Estimulando os nossos pontos energéticos, é possível liberar nós emocionais promovendo uma melhor qualidade de vida.

Nessa transição de eras, onde estamos saindo do mundo analógico para entrar no universo digital, é absolutamente normal que nós seres humanos passemos por crises. Afinal, somos animais racionais e diante do desconhecido nosso cérebro trava, pois há muitas incertezas.

Desta forma, questões emocionais ligadas às nossas crenças são constantemente lançadas no nosso dia-a-dia criando conflitos que nem sempre estamos cientes de sua origem. São: as crenças limitantes, a fome descontrolada da sombra, a ansiedade de ver as coisas prontas e a força de fazer acontecer tudo logo para não haver mais surpresas.

Certamente é muita coisa para darmos conta. Por isso a EFT é indicada para nos ajudar diariamente nesse novo “modus operandi” do mundo. O conhecimento milenar dos meridianos da acupuntura vive plenamente até hoje porque é realmente eficaz.

Origem do seu estresse

Contudo, você sabe qual a origem do seu estresse? Nem todo mundo tem a clareza do que está sentindo diante de tantas novidades e conflitos, afinal tudo está mudando e às vezes parece que até o chão se desloca. Desta forma, indicamos que faça uma sessão de tapping todas as vezes que sentir qualquer aflição. E anote seu antes e depois.

O tapping é a técnica de estimular os mesmos pontos do EFT para uma situação pontual. Ou seja, você pode usar esse recurso quantas vezes você quiser ao longo do dia porque não há contra indicação. Mas saiba que haverá liberação energética e isso fará com que você acesse pensamentos e crenças profundas, talvez episódios da sua infância que você nem se lembrava, e por isso anotar é importante.

O EFT é uma ferramenta que os terapeutas certificados usam para chegar às origens das emoções e pensamentos disfuncionais de forma mais rápida. Durante as sessões de terapia, há uma poderosa liberação emocional e por isso o acompanhamento é importante. Principalmente se forem crenças oriundas de traumas, abusos e violência que muitas vezes o próprio paciente, como forma de proteção, não reconhecia tamanho sofrimento.

Como aliviar o estresse com o EFT

Certamente quem está vivenciando uma situação de extremo estresse como crise de pânico ou ansiedade generalizada, que são situações paralisantes, recomendamos a EFT porque nos primeiros minutos já é possível acalmar as pessoas nessas condições. Porém, daremos um exemplo mais corriqueiro de estresse diário, embora a aplicação sirva da mesma forma.

Então como começamos? Sentamos num local o mais calmo possível e procuramos nos concentrar no foco do problema. Se for uma dor física funciona também. Procuramos nos desconectar do mundo ao redor, é preciso foco em si mesmo.

Começamos batendo com 4 dedos o ponto do karatê que fica na lateral da palma da mão:

– Apesar de estar me sentindo muito nervosa eu me amo, me aceito e me respeito profundamente e completamente.

Seguimos batendo com os 4 dedos no ponto no topo da cabeça:

– Eu estou muito cansada. Não sei direito de onde vem essa sensação de tontura. Tudo está me irritando! O barulho lá fora, o celular,… tá complicado hoje.

Com 2 dedos batemos no ponto entre das sobrancelhas:

– Tenho contas atrasadas e esse mês o cheque especial não vão cobrir tudo. De onde vou tirar dinheiro? Estou trabalhando feito uma louca, mas os projetos não vendem.

Com 2 dedos batemos o ponto ao lado do olho:

– Não sei o que fazer. Eu preciso de dinheiro, preciso pagar as contas. Como vão ser as coisas se eu sujar o meu nome? E hoje é só 2ª feira, a semana ainda nem começou.

Com 2 dedos batemos no ponto abaixo dos olhos:

– Ainda estou irritada. Estou brava, estou com raiva. Vejo as fotos no Instagram das minhas amigas se divertindo e eu fico em casa no final de semana para não gastar. Tudo o que eu vejo são contas e mais contas.

E por aí seguimos estimulando os demais pontos do EFT:

– o ponto entre o nariz e a boca;

– o ponto entre a boca e o queixo;

– Com 4 dedos batemos no ponto da clavícula e;

– Com 4 dedos batemos no ponto abaixo da axila.

Provavelmente depois de uma rodada você já estará mais calma, conseguindo visualizar e compreender qual é o seu estopim. O motivo que está desencadeando o seu estresse. No exemplo colocamos contas atrasadas, falta de dinheiro e comparação com a vida dos colegas através das redes sociais, pois são temas corriqueiros.

Agora, o que fazer com essa informação?

De fato, depois de fazer a sua rodada de tapping ou EFT, provavelmente já terá clareza das situações que desencadeiam o seu estresse. No entanto, essa é apenas a porta de entrada para aliviar de forma mais profunda a questão que incomoda você. A próxima etapa é se concentrar nas emoções.

Estar nervosa, irritada ou estressada descrevem sensações, não emoções. As emoções podem ser raiva, tristeza, nojo, rejeição, mágoa, vergonha, entre outros. Então, para seguir nesse processo de autoconhecimento e liberação de energia estagnada, o indicado é fazer novamente uma nova sessão de EFT.

Procure investigar consigo mesma quais são as emoções que surgem enquanto estiver batendo nos meridianos. Fale tudo o que vier a sua cabeça. Verbalize o negativo. Coloque para fora todas as suas emoções e sensações, mesmo que pareçam questões bobas ou não tenham nenhum sentido. Nesse momento de investigação pessoal, tudo é importante porque são como pistas para você resolver o mistério que é si mesma.

E anote.

A partir dessas anotações das sensações e sentimentos, observe também se há alguma parte do seu corpo que reaja a essas informações. Como dor de cabeça, nó na garganta, peso nas costas, joelho que estrala. Pois, lembre-se: O corpo fala.

À medida que você for se autoconhecendo e permitindo ouvir mais e melhor sua voz interior, será possível que você faça melhores escolhas na sua vida e possa encontrar soluções para os seus problemas. Com o coração mais tranquilo e a mente desacelerada, olhando as dificuldades como elas são talvez sejam menos assustadoras.

Ou mesmo se forem bem sérias, com calma será mais fácil encontrar caminhos para solução de todas as situações que geram estresse e ansiedade. Seja perseverante e confiante. Com a EFT é possível também eliminar as crenças limitantes, essa é uma boa dica de artigo para você continuar a ler aqui na Conexão Coach.

 

 

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Devido ao grande número de comentários recebidos nas postagens, criei o SOS RELACIONAMENTOS para poder lhe ajudar da melhor forma, saiba mais e tenha sua dúvida respondida clicando aqui.