Como combater o Pessimismo

Estudos mostram que estar em um estado pessimista afeta diretamente nosso sistema imunológico, gástrico e produz estresse.

Muitos não entendem como um estado psicológico pode nos desestruturar e desequilibrar a ponto de afetar nossa saúde. A verdade é que, por mais que tenhamos resistência, nosso psicológico está diretamente ligado ao físico, trazendo efeitos desagradáveis quando não estamos equilibrados.

Neste vídeo acima mostro a classificação de Pessimismo adotada por Martin Seligman, psicoterapeuta da Universidade de Pensilvânia e fundador da psicologia positiva chamado Os 3 Ps do Pessimismo.

O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade.

O primeiro passo para que haja mudanças é a conscientização de que existe um padrão que está se repetindo e nos prejudicando. Entender que para conseguirmos alterar isto precisamos de ajuda, como qualquer hábito não saudável que se torna crônico.

Esta ajuda pode ser focar nos 3Cs Para Combater Pessimismo, criados pela psicoterapeuta Suzanne Kobasa, também parte do vídeo.

Nossa mente tem o poder de dominar nosso corpo induzindo a doenças. Nossa consciência e aceitação deste fato pode trazer mudanças determinantes, combatendo este mal levando a comportamentos e atitudes equilibradas e saudáveis. Só depende de você.

Tenha uma ótima semana!

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Devido ao grande número de comentários recebidos nas postagens, criei o SOS RELACIONAMENTOS para poder lhe ajudar da melhor forma, saiba mais e tenha sua dúvida respondida clicando aqui.