Efeito Zeigarnik

Efeito Zeigarnik

Em 1922 Bluma Zeigarnik, uma inteligente psicóloga russa, observou garçons em um café em Viena quando tiravam pedidos grandes e cheios de detalhes de seus clientes, sem fazerem nenhuma anotação sobre os mesmos. Curiosa sobre a incrível memória dos mesmos ela os entrevistou e descobriu que nenhum dos garçons lembrava os pedidos que já tinham sido entregues. Assim que os colocavam na mesa do cliente, esqueciam.

Esta observação tornou-se conhecida como Efeito Zeigarnik:

Nós nos lembramos mais dos eventos que NÃO completamos do que os que já concluímos. Temos 2 vezes mais probabilidade de lembrar problemas que NÂO foram resolvidos do que os solucionados.

Mas em que isto se aplica aos relacionamentos?

Os problemas que foram expostos pelo casal, discutidos e que terminaram em acordos em que ambos se sentiram felizes e gratificados com a solução, tendem a ser esquecidos.

Diferente de problemas que são ignorados por preguiça ou desprezo de uma ou ambas as partes, tendem a permanecerem presentes nas discussões. Costumam ser relembrados constantemente e se tornam a “pedra no sapato”, sendo motivo para aumentar as discussões entre o casal.

As grandes questões tendem a serem resolvidas pelo casal por causa das suas proporções e consequências que podem trazer.

As pequenas, muitas vezes, são ignoradas e se acumulam como uma bola de neve, mas permanecem presentes, pois não foram solucionadas e continuam a rondar o casal que as relembra sempre que possível.

A diferença entre as duas é que:

Resolver problemas une e fortalece o casal. Não resolver traz ressentimentos e mágoas, sendo relembrados constantemente contribuindo negativamente para a resolução de outras questões entre os dois.

Resolver os impasses não só melhorará o seu relacionamento como seu cérebro agradecerá liberando memórias indesejáveis e as substituindo por lembranças de sucesso e união.

Tenha uma ótima semana!

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Devido ao grande número de comentários recebidos nas postagens, criei o SOS RELACIONAMENTOS para poder lhe ajudar da melhor forma, saiba mais e tenha sua dúvida respondida clicando aqui.