EFT Para Transtorno de Ansiedade

EFT Para Transtorno de Ansiedade

Quem sofre de ansiedade quer tanto acabar com o mal estar durante uma crise, como nunca mais senti-lo. Aliás, você já ouviu falar de EFT para ansiedade?

Embora os transtornos psicológicos estejam cada vez mais em pauta no dia-a-dia das pessoas, nem todo mundo sabe ou conhece o que é uma Crise de Ansiedade. Porém, se você é alguém que está sofrendo deste que pode ser considerado o mal do século, procure fazer o tratamento com EFT para o transtorno de ansiedade e possivelmente nunca mais sofrerá desta forma.

Mas o que é EFT?

Em síntese a técnica do EFT – “Emotional Freedom Technique”, desenvolvida por Gary Craig, é baseada nos 9 (nove) pontos da acupuntura chinesa e abre portas para o seu “eu profundo”. Através desses portais psicoemocionais é possível acessar traumas e eventos, que podem ter surgido na sua infância, e que hoje resultam em crises de ansiedade e até mesmo outros transtornos. Para se chegar neste estágio, é preciso estar com um terapauta capacitado na técnica, mas você pode cuidar da sua ansiedade pontual sozinho usando o tapping, que é o EFT pontual.

Porém, como fazer o tapping?? Basta bater com 2 ou 4 dedos os pontos exatos desses meridianos. Apenas no primeiro ponto, o ponto do karatê, é necessário que se diga exatamente o que está sentindo. Em seguida, nos demais pontos, faletudo de negativo que estiver incomodando, sejam dores ou emoções, além dos pensamentos.

Estou em crise AGORA, o que posso fazer?

A fim de acalmar quem está  com ansiedade alta, é possível a aplicação do Tapping. Que nada mais é do que uma técnica baseada também nos 9 meridianos da acupuntura para controle imediato das emoções. Porém, para que as crises diminuam consideravelmente ou até mesmo desapareçam é indicado que você faça o EFT para tratamento de ansiedade com um terapeuta capacitado.

Então, vamos lá. Assista ao vídeo para  ansiedadee faça o exercício proposto. Observe como sua emoção estará mais equilibrada e você mais confiante.  Deixe nos comentários aqui, ou no próprio vídeo, sobre sua experiência.

 

Entretanto, eu gostaria de saber mais sobre EFT:

Antes de aplicar o EFT, observe claramente o que está sentido. Anote. Escreva mesmo. Esse ato de entrar em contato com sua emoção  nesse momento é de extrema importância.

Primeiro, identifique: O que você está sentindo é uma dor, uma emoção ou uma sensação? Observe o que neste momento de ansiedade está perturbando mais. É uma sensação de angústia, uma raiva ou dor de cabeça?

Em seguida, localize onde essa emoção ou dor está se manifestando com maior evidência em seu corpo? Por exemplo, algumas pessoas costumam sentir dores fortes no peito. Perceba onde no peito: Se é no coração, no pulmão ou na base do estômago por exemplo.

Depois classifique de 0 até 10, qual a sua intensidade? Quantificar o grau de incômodo dessa situação colabora em elucidar quão grave ou persistente é esta dor ou emoção.

E por fim, procure identificar a origem dessa sensação de ansiedade. Pode ser por uma questão pontual, como uma reunião de trabalho. Porém, se for algo constante como ir trabalhar todos os dias, recomenda-se que procure usar o EFT para tratamento de ansiedade. Pois não é um evento, mas uma emoção cotidiana que precisa ser analisada.

 

Vamos aos pontos:

– Ponto do Caratê:

– Ponto no alto da cabeça;

– Ponto no meio das sobrancelhas;

– Ponto ao lado dos olhos;

– Ponto abaixo dos olhos;

– Ponto entre nariz e boca;

– Ponto entre boca e queixo;

– Ponto abaixo da clavícula;

– E ponto abaixo das axilas.

 

Porém, como eu autoaplico ETF?

Agora que você já sabe quais os meridianos trabalhamos no EFT, há algumas instruções muito importantes a serem esclarecidas. .. Se você não estiver em tratamento com um terapeuta capacitado, ou não estiver estudando adequadamente, talvez não tenha ferramentas ou habilidades para lidar com as suas autodescobertas.

Contudo, se o seu caso for uma aplicação pontual, como a sugestão do Tapping para Ansiedade que estamos abordando neste artigo, podemos seguir adiante. Assim, apenas no primeiro meridiano, no ponto do karatê, enquanto estivermos batendo com a ponta dos dedos, falamos:

– “Apesar de estar sentindo ____________, eu me amo, me aceito e me respeito profundamente e completamente”.

Nos demais meridianos vamos descrevendo a situação que está nos incomodando. Sejam problemas físicos, psicológicos, emocionais, sociais, financeiros, não importa. Vá descrevendo á medida que forem surgindo no seu coração ou na sua mente. Tudo, tudo o que estiver incomodando.

Por exemplo, uma aplicação para  ansiedade por uma reunião de trabalho:

(Ponto do karatê) -“Apesar de estar sentindo  ansiedade, uma dor na garganta e muita vontade de chorar, eu me amo, eu me aceito e eu me respeito profundamente e completamente”.

(demais pontos) – “Só de pensar nessa reunião de trabalho já fico angustiada. Vai dar tudo errado. O projeto não vai ser aceito”.

(outro ponto) – “As pessoas vão rir de mim e das minhas ideias. Vão achar ruim.”

(outro ponto) – “Mas eu me preparei para essa reunião. Eu estudei os pontos que o cliente pediu. Mas ainda assim não me sinto segura”.

(outro ponto) – “Essa ansiedade, essa ansiedade, essa ansiedade que está na minha garganta, essa ansiedade, essa ansiedade, essa ansiedade…”.

Vá fazendo esse exercício por todos os pontos e ao final, inspire profundamente e solte o ar lentamente. Relaxe. Observe se a intensidade da ansiedade melhorou. Faça quantas rodadas sentir necessário.

Por que as afirmações do EFT são negativas?

Com o intuito de promover uma faxina de emoções, é preciso identificar sem pudor o que está incomodando você. Assim, todas as afirmações negativas que passarem pela sua cabeça, não importa o que, precisa ser verbalizada. A intenção é colocar para fora mesmo o que estiver incomodando.

Ponto de salvamento:

Quando estiver numa situação que requer um auxílio rápido, você pode acessar diretamente um dos pontos desses meridianos e bater como se estivesse fazendo o EFT. Para algumas pessoas é o ponto do karatê, para outros é o ponto ao lado dos olhos ou abaixo da clavícula. Esse ponto de emergência é seu e você irá descobrir sozinho por afinidade.

EFT p  para ansiedade realmente funciona?

Sem sombra de dúvidas, a resposta é sim! O EFT p para ansiedade funciona tanto como tapping em caso de emergências, quanto para processos mais longos cujo intuito é chegar ao evento de origem e elucidar o que desencadeou a ansiedade Se você gostou do artigo comente, curta ou compartilhe.  Cuidar de si e de suas emoções é uma questão de saúde.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Devido ao grande número de comentários recebidos nas postagens, criei o SOS RELACIONAMENTOS para poder lhe ajudar da melhor forma, saiba mais e tenha sua dúvida respondida clicando aqui.