Explorando os pontos do EFT

Explorando os pontos do EFT

Ainda que a gente estude muito, todos os dias somos positivamente surpreendidos pela generosidade do EFT. Esta técnica de liberação emocional poderia ser descrita também como libertação emocional. Ao estimular os pontos do EFT é possível acessar nossos nós energéticos, aliviando anos de crenças limitantes e traumas.

Para quem ainda não conhece a técnica, a afirmação acima parece propaganda enganosa. Porém, basta uma sessão de tapping bem feita para que você possa sentir a diferença. A ciência moderna está caminhando para a mesma afirmação que faziam os chineses há mais de 5 mil anos: A cura para todos os nossos males está em nós mesmos. 

Aliás, para quê o EFT é indicado?

Para quem está chegando agora, uma rapidíssima explicação. O EFT – Emocional Freedom Techniques, é uma técnica que parte da estimulação de 9 pontos energéticos em nosso corpo – baseados na medicina chinesa. 

Então, durante esse processo de dar batidas com a ponta dos nossos dedos, falamos tudo o que estiver nos incomodando naquele momento. Seja dor física ou emocional.  Inclusive, falar o negativo é essencial nesse processo. Coloque para fora tudo o que está sentindo, limpando a emoção que está causando o nó energético. 

Com a finalidade de cura, o EFT é indicado para síndrome do pânico, depressão, ansiedade, traumas, fobias, limpeza de crenças limitantes. Bem como dores físicas, de causas desconhecidas ou não. Por exemplo: enxaqueca, pressão alta, alergias, dor nas costas e outros. 

Quais são os meridianos da EFT

De fato, o EFT se baseia nos pontos energéticos da medicina chinesa. No entanto, foi a partir do desenvolvimento do psicólogo Dr. Roger Callahan, PhD, que foram aprimorados os pontos de acupuntura para tratamentos sem agulhas, surgindo o TFT – Thought Field Therapy.  A partir desse conhecimento, o engenheiro e estudioso da performance humana Gary Craig, notou que existem 9 pontos básicos, que não precisam ser estimulados numa ordem, para se trabalhar e desenvolver a emoção.

Esses 9 meridianos estimulam a circulação energética por todo o nosso corpo, refletindo nos nossos órgãos, músculos e sinapses. De forma que sendo trabalhados em sessões com terapeutas capacitados, as benfeitorias são profundas e consistentes, levando a uma melhor qualidade de vida. São pontos são:

  1. Ponto do karatê
  2. Ponto do topo da cabeça
  3. Ponto entre as sobrancelhas
  4. Ponto ao lado dos olhos (ossinho)
  5. Ponto em baixo dos olhos (ossinho alinhado ao globo ocular)
  6. Ponto entre nariz e boca
  7. Ponto entre boca e queixo
  8. Ponto da clavícula
  9. Ponto abaixo da axila

Antes que surja a dúvida, o EFT pode ser autoaplicado? A resposta é: sim, pode. Porém, conforme você for aprimorando a técnica e o próprio estudo das emoções, sentirá necessidade de aprofundar os conhecimentos e até mesmo o autotratamento. Neste caso, sugerimos que procure um terapeuta capacitado para que o tratamento seja realmente consistente.

Mas de nada adianta sem expressar o negativo

Ainda que você saiba tudo sobre os pontos energéticos, o EFT só trará benefícios se você começar pela afirmação. Assim como continuar verbalizando o negativo e tudo o que incomoda. 

Partindo do pressuposto que nossos corpos físicos e energéticos estão conectados através das emoções e pensamentos, quando alguma coisa está em desequilíbrio, toda a estrutura sofrerá. Desta forma, como propor o realinhamento? Meditação, reiki e outras terapias alternativas certamente ajudam, mas o EFT é a ferramenta mais rápida. 

E é a mais rápida porque faz com que a pessoa se conecte com o problema. Reconhece que algo não está bem e precisa de atenção, por isso a frase é vital para começar uma sessão de EFT. Bem, mas hoje falaremos sobre os pontos.

 

  • Ponto do Karatê

 

Conhecido também como meridiano do intestino delgado.

Para ilustrar onde está localizado esse ponto, imagine que você irá dar um golpe de karatê. Nesse ponto da lateral da mão passa um intenso fluxo energético que conversa com seu corpo todo, reduzindo preocupação, tristeza e diminuindo a resistência psicológica. 

 

 

  • Ponto do Topo da Cabeça

 

Conhecido também como Chakra coronário.

Para estimular esse ponto, imagine que você está sendo sustentado por uma corda energética que vem do céu, muito acima das nuvens. Assim você precisa alinhar todo o seu corpo. Essa linha energética desce direto sobre a sua cabeça. É este o ponto.

 

Por essa mesma imagem que sugerimos, é possível visualizar porque é dos pontos mais importantes. Porque dialoga com seu cérebro e daí, todo o corpo. Ao estimula-lo, você irá reduzir o seu crítico interior, ansiedade, falta de foco e outros. Também auxilia sua conexão espiritual, acalma a mente e levanta o ânimo.

 

 

  • Ponto entre sobrancelhas

 

Conhecido também como meridiano da Bexiga.

De fato, cada lado do corpo tem um ponto, assim você pode escolher o lado direito ou esquerdo. Esse ponto fica no ossinho da base da sobrancelha, antes de encontrar com o nariz. Ao estimular esse meridiano, você estará reduzindo irritações, traumas e dores de cabeça. 

 

 

  • Ponto ao lado dos olhos

 

Esse também é o meridiano da vesícula biliar. 

De maneira idêntica, não é preciso estimular ambos os pontos na lateral dos olhos. Escolha um e com a ponto dos dedos, dê tapinhas para desfazer o nó energético. Auxilia reduzindo dores de cabeça, distúrbio de visão, ressentimento.

 

 

  • Ponto em baixo dos olhos

 

Também conhecido como meridiano do estômago.

Com o propósito de estimular esse ponto, olhe para frente e no alinhamento da sua pupila, você identificará sobre o ossinho da face o ponto exato. Esse é o local a ser estimulado para quem está tratando de medo, aversão ou amargura. Quem está procurando segurança, também é indicado.

 

 

  • Ponto ente nariz e boca

 

Esse é o meridiano do vaso governador na medicina chinesa.

Não há segredo em identificar esse ponto, já que está bem entre o nariz e a boca. Este meridiano está associado à culpa, vergonha e ao sistema nervoso. Colabora a aumentar a autoestima, alivia a dor e colabora em elucidar os pensamentos. 

 

 

  • Ponto entre boca e queixo

 

Ou apenas meridiano central.

Igualmente fácil de identificar, esse ponto fica logo abaixo do lábio inferior. Para estimulá-lo basta bater com a ponta dos dedos. Atua aliviando a confusão mental e a vergonha, facilitando a confiança e clareza.

 

 

  • Ponto da clavícula

 

Conhecido também como o meridiano dos Rins.

Portanto, basta escolher um dos lados do corpo para estimular e trabalhar o EFT. O ponto está há uns 4 dedos da clavícula, descendo ao centro do corpo. Dialoga com o medo, insegurança e problemas sexuais. 

 

 

  • Ponto abaixo da axila

 

Este meridiano está associado ao baço e ao pâncreas.

Igualmente, não é necessário estimular ambos os lados basta escolher um para o processo do EFT. Esse ponto está há uns 4 dedos para baixo da axila, na altura dos mamilos. Ao estimular esse meridiano estaremos trabalhando o medo de futuro, confiança e harmonia. 

 

A medicina chinesa aponta outros meridianos para trabalharmos outros pontos importantes para desbloqueio de emoções. No entanto, de acordo com o autor Gary Craig, bastam esses 9 pontos serem estimulados numa sessão de EFT para que os benefícios já possam ser alcançados. 

 

Você tem alguma dúvida? Comente aqui para continuarmos proporcionando conteúdo de qualidade a você.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Devido ao grande número de comentários recebidos nas postagens, criei o SOS RELACIONAMENTOS para poder lhe ajudar da melhor forma, saiba mais e tenha sua dúvida respondida clicando aqui.