Fazer Amigos

Por que será que livro Como fazer amigos e conquistar Pessoas de Dale Carnegie escrito em 1936 se tornou um best seller e já vendeu mais de 15 milhões de copias por todo mundo? O ser humano precisa de amigos e quando os tem entende a importância deles em sua vida.

Fazer amigos é uma arte, pois não é tão fácil construir uma relação verdadeira e de confiança.  Se pensarmos nos bloqueios internos e externos que surgem no caminho dificultando a conexão entre as pessoas veremos que vão desde a falta de tempo, de organização até mesmo timidez.

Das varias competências que temos que desenvolver para poder construir um grupo de amigos, uma das que eu acredito ser a mais valiosa é a capacidade de saber ouvir. Você pode até começar uma amizade, mas se no percurso desta conexão você for uma pessoa que não sabe ouvir, o elo entre vocês não se formará. Darei algumas sugestões da técnica de saber ouvir para facilitar a compreensão.

1) Quando alguém lhe procura para conversar, seja receptivo, se não tiver tempo na hora marque para mais tarde onde você possa dar toda atenção à pessoa.

2) Sua linguagem corporal diz muito, mostre que esta presente e tenha o olhar voltado para a pessoa e não vagando pelo ambiente.

3) Simplesmente ouça, sem pensar como vai responder ou querendo impor sua opinião. Muitas vezes ficamos ansiosos em responder e não ouvimos corretamente o que a pessoa esta falando.

4) Entenda a situação e se precisar dar sua opinião que seja sempre para minimizar o sofrimento da pessoa e não para agravar a situação. Seja um apaziguador e não a pessoa que coloca fogo na fogueira.

Com esta atitude, mesmo que seja difícil para a pessoa aceitar seu parecer, por estar muitas vezes com raiva ou ansiosa, sempre ficará a  sensação de que você trouxe a opinião que melhor cabia para trazer paz para o coração dela.

Eu sempre digo que podemos e devemos ter vários tipos de amigos. Os mais íntimos que podemos chamar de alma gêmea, que são os que chamamos de  “para o que der e vier”. Os que podemos contar para algumas coisas, outras não. Os que vemos muito pouco, mas quando encontramos é como se fosse ontem. O importante é colocar cada um deles em prateleiras diferentes, assim você não estará comparando ninguém e nem esperando que todos tenham as mesmas atitudes.

Amizade também é quando você respeita os limites do outro e não espera que ele lhe dê mais do que pode dar. Cobrança é ruim em todos os relacionamentos e os de amizade não fogem à regra.

Um grupo de amigos tem uma variação de pesos e valores na sua vida e formarão o seu tesouro, porque como disse Vinícios de Morais, “Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores… mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!!!

Tenha uma ótima semana!

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Devido ao grande número de comentários recebidos nas postagens, criei o SOS RELACIONAMENTOS para poder lhe ajudar da melhor forma, saiba mais e tenha sua dúvida respondida clicando aqui.