Infidelidade I

Infidelidade I

Muitos casais, erroneamente, caracterizam como infidelidade somente um relacionamento extraconjugal.

John Gottman nos presenteia com 10 formas de infidelidade, sem a existência de uma 3ª pessoa presente sexualmente entre o casal.

Sempre tive restrições com a palavra Traição, pois pessoas fixam-se na mesma como o maior mal que pode abater o relacionamento. Acredito que deveriam observar melhor, pois podem estar sendo traídos de diferentes formas extremamente maléficas e talvez com proporções maiores.

1) Comprometimento Condicional – Estar em um relacionamento até que algo melhor surja. Outro modo comum é condicionar uma atitude importante achando que conseguirá outra, como por exemplo:

a) Resolver ter filhos para melhorar o casamento.

b) Resolver morar juntos para aprofundar a relação, mesmo achando que não é o que queriam fazer.

Como Evitar: Forçar um passo mais profundo indevido na relação achando que vai CRIAR uma conexão mais forte é um erro. O certo seria pelo RESULTADO de uma conexão forte dar um passo mais profundo na relação.

2) Aproximação com alguém, mesmo sem sexo – Unir-se a alguém, no trabalho, ginástica contando intimidades e segredos de sua relação, sem que o outro saiba. Mas como saber se o cônjuge esta tendo um affaire sem sexo?

– A amizade é velada?

– Seus limites foram desrespeitados quando pediu para não saírem mais para almoçar juntos e continuou acontecendo?

– Pediu que se afastassem e recebeu uma resposta ríspida?

Se alguma das respostas for SIM, a amizade esta íntima demais e ultrapassando os limites.

Como Evitar: Vocês tem que conversar seriamente sobre o assunto.

3) Mentir – Mentiras descobertas trincam um dos quesitos de maior importância na relação- Confiança. Perceba que existe um abismo entre omitir e mentir. Mesmo mentiras que chamamos “brancas”, ditas para manter a paz, quando descobertas também provocam fissuras na confiabilidade.

Como Evitar: Mentiras muitas vezes se tornam um vício. Não deixar que isto aconteça. Não passar por cima de mentiras deixando para conversar depois.

4) Formar uma aliança contra o parceiro/a – Não é incomum que se formem alianças com mães/irmãs contra o cônjuge. Isto gera fúria no parceiro/a, pois se sente criticado e enfraquecido o tempo todo.

Como Evitar: O casal tem que se conscientizar e cortar este tipo de dinâmica totalmente prejudicial.

5) Ausência e Frieza Estar ausente, podendo estar presente em momentos importantes como doença, luto chega a ser motivo para que o casal se distancie para sempre. Frieza com sentimentos do outro também pesam muito. A falta de empatia pode gerar um afastamento difícil de ser recuperado.

Como Evitar: Estar presente em momentos difíceis une e fortifica a relação, forma vínculos que potencializam o amor e a cumplicidade entre o casal.

Semana que vem falarei as outras 5 formas de Infidelidade.

 

Tenha uma ótima semana!

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Devido ao grande número de comentários recebidos nas postagens, criei o SOS RELACIONAMENTOS para poder lhe ajudar da melhor forma, saiba mais e tenha sua dúvida respondida clicando aqui.