Limpe Mágoas e Angústias com a EFT

Limpe Mágoas e Angústias com a EFT

Não é só a mente cansada que gera bloqueio criativo. Um coração que carrega angústias e mágoas também nos faz perder energia. Como limpar esses sentimentos negativos que nos bloqueiam com EFT?

Em síntese poderíamos assumir que mágoas e angústias são atrasos de vida. E são mesmo! Enquanto um é sentimento mal resolvido que carregamos do passado até o momento atual, o outro é criado diante de uma situação por vir que nos gera tamanha ansiedade que impede de vivenciarmos plenamente o presente. Mas o EFT pode nos ajudar a lidar com isso.

Afinal, o EFT – Emotional Freedom Techniques é uma ferramenta de liberação emocional muito generosa, que nos permite investigar no nosso eu profundo a origem de eventos de nos causaram mágoas, ressentimentos, crenças limitantes e outras questões que através do autoconhecimento podemos viver melhor.

Por que limpar mágoas é importante?

Há algum tempo atrás, dizia-se que guardar mágoa gerava câncer. Cientificamente nunca foi dito que sim, mas os resultados também foram inconclusivos para se afirmar que não. De toda forma, viver com mágoa é alimentar um bichinho mal que se alimenta de uma dor não resolvida em nosso passado.

Pai e mãe estão no topo das paradas, seguido de ex-maridos ou ex-esposas como maiores geradores de mágoas. E ninguém merece viver com ressentimento. Mesmo porque o mal está feito, agora como adultos e senhores de nossos destinos, como vamos lidar com isso?

Essa forma de encarar os problemas pode ser realizada de forma mais leve com o uso do EFT. Mas também vale alertar que mágoas são como o limbo no fundo do rio. A gente sabe que está lá, e uma hora a água será limpa, e quando isso acontecer, a sujeira vai aparecer.

Assim, indicamos que o tratamento de limpeza profunda das emoções através do EFT seja feito com profissional competente na técnica. Pois a condução do processo de autoconhecimento será feita de forma responsável e eficaz, poupando tempo de quem há muito carrega algo que não precisaria.

O que é Angustia?

Ainda que seja difícil definir o que é angústia, é um sentimento que a gente sabe identificar quando sente. Porque a gente sente, geralmente, um aperto no peito ou uma dor na garganta. Um corpo inquietude e uma vontade de não ir. A gente sofre quase que fisicamente.

Com efeito, a Ansiedade e a Angústia são primas irmãs. Diferentes comportamentos, mas com a mesma raiz genitora. Tanto que ambas estão interligadas na mesma parte do cérebro. Pois bem, as diferenças são:

– Ansiedade: Pode ser negativa como positiva. Gera reação explosiva, fazendo com que a pessoa enfrente a situação-problema, ou saia correndo dela.

– Angústia: Sempre negativa. Gera reação implosiva, fazendo com que a pessoa se acovarda diante da situação problema, gerando recolhimento ou depressão. Causa sofrimento.

Dentre as descrições encontramos a angústia prolongada, que eventualmente requer tratamento medicamentoso. Ou a angústia aguda ou pontual, que acontece diante de uma determinada situação não constante. E a angustia recorrente, que acontece com maior frequência e pode ser tratada com terapia.

EFT para Mágoa e para Angustia

Com o intuito de uma limpeza emocional, há diversos recursos. No entanto recomendamos o EFT por ser um caminho de liberação emocional. Quando os 9 pontos são estimulados, e a pessoa verbaliza todo o negativo que está sentindo, o fluxo energético volta a circular por aquele caminho, proporcionando calma e facilitando o entendimento da situação.

Tanto para a mágoa, como para a angústia, é importante que se chegue ao evento de origem dessas emoções para que seja compreendido de forma racional esse bloqueio. Pois uma vez que se entendeu como aquele sentimento foi absorvido pela pessoa, será possível desconstruir os medos infundados.

Outro benefício do EFT é o perdão. Os eventos passados não irão desaparecer da memória do paciente durante as sessões, mas será possível recorda-las sem ressentimentos. Essa paz interior é proporcionada pela capacidade de perdoar. Quem sente angústia e mágoa procura equilíbrio emocional, quer voltar a viver normalmente. E nisso o EFT ajuda, tenha certeza.

Mas como identificar e aplicar EFT?

Como o EFT é uma técnica sem qualquer contra indicação, ainda que seus sentimentos e motivações não estejam claros, aplique uma rodada de tapping. Ou seja, o estímulo dos 9 pontos do EFT para uma situação pontual.

Para ilustrar, compartilhamos a experiência de um rapaz que não conseguia fazer prova de vestibular. Por mais preparado que estivesse, e ele realmente havia estudado bastante para isso, dias antes do exame ele já não levantava da cama.

Com o tapping, começando o ponto do karatê:

– Apesar de estar me sentindo muito fraco e triste, eu me amo, me aceito e me respeito profundamente e completamente.

Seguindo para o ponto no topo da cabeça:

– Não sei dizer qual a relação da minha tristeza com o vestibular. Estou sem energia e sem vontade nenhuma de fazer nada. Só de ficar quieto.

Para o ponto entre as sobrancelhas:

– Eu penso no vestibular e dá uma dor enorme no meu peito, parece que queima. Então eu me retraio e fico deitado. Até passar.

Ponto ao lado do olho:

– Mas eu sei que preciso prestar vestibular, eu preciso entrar numa faculdade. Eu já terminei os estudos básicos, agora preciso saber o que fazer da minha vida.

Ponto abaixo do olho:

– Só que eu não tenho a menor ideia! Meus pais querem que eu preste para advocacia, mas eu odeio ler! Então eu pensei em publicidade, mas para o meu pai é profissão de vagabundo.

Entre nariz e boca:

– Aí pensei em biologia, mas minha mãe ficou me perguntando em que eu iria trabalhar. Porque professor não dá dinheiro. E eu preciso de dinheiro.

Entre boca e queixo:

– Preciso de dinheiro, preciso de uma profissão que dê orgulho aos meus pais. Eles abriram mão de muita coisa para me darem estudo, mas eu não consigo. Acho que não sou bom o suficiente. Meus pais vão me odiar se eu não tiver uma boa profissão.

E assim continuamos pelos pontos da clavícula e o ponto abaixo da axila verbalizando o que o estava incomodando. O garoto conseguiu prestar vestibular nas semanas seguintes, com a ansiedade normal que um desafio desse porte inspira. Porém, nessa sessão de tapping foi identificado que seria preciso um tratamento em EFT.

E por quê? Porque a angústia e as crenças limitantes que estavam afligindo o paciente tinham origem na infância, quando os pais o deixavam sozinho com a irmã mais velha para trabalhar, gerando nele um sentimento de abandono. Mas isso só foi possível graças ao emprenho do terapeuta capacitado em EFT para desenvolver o trabalho junto ao rapaz.

 

Conte para gente se há algum problema ou trauma que gostaria de desenvolver ou acabar usando o EFT. Teremos prazer em ajudar você!

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Devido ao grande número de comentários recebidos nas postagens, criei o SOS RELACIONAMENTOS para poder lhe ajudar da melhor forma, saiba mais e tenha sua dúvida respondida clicando aqui.