Os 4 R’s que geram Tensão no Relacionamento

Os 4 R’s que geram Tensão no Relacionamento

John Gray em seu livro “What you feel you can heal” fala dos 4 R’s que geram a tensão e o afastamento do casal. Estes 4 estágios evoluem e tomam uma proporção tão grande que muitas vezes levam o casal a separação, por falta de conhecimento ou por não saberem administrar a situação.

Quando algo acontece no relacionamento, você não gosta e não se manifesta aparece a

RESISTÊNCIA: Ela pode surgir por não saber se comunicar, por preguiça, medo ou outros motivos. Uma estagnação em fazer, pedir ou perguntar algo que esta lhe perturbando. A princípio pode ser por pequenas coisas que acabamos passando por cima por não parecerem relevantes o suficiente a ponto de verbalizarmos nossos sentimentos e necessidades.

Esta falta de comunicação acaba aumentando a resistência e gerando estresse que aumenta e se transforma em

RESSENTIMENTO: É quando você começa a colocar na balança o quanto você faz para a pessoa e ela por você. O desequilíbrio entre dar e receber, a competição. Você começa a perder a motivação de se doar nas mais variada situações.

Se você permanecer assim, seu corpo se ajustará à situação, se adaptará e o ressentimento será substituído por

REJEIÇÃO: Neste estágio você começa a repelir qualquer coisa que o outro proponha, por se sentir rejeitado. Desde um convite para ir ao cinema até a remota possibilidade de fazer sexo.

É neste ponto que os casais acham que são muito diferentes e não gostam mais das mesmas coisas. Brigas, conflitos e discussões parecem crescer em uma proporção que vai além da possibilidade de haver algum entendimento. Como resultado os corações se fecham e chega a

REPULSA: Os desejos pelo outro desaparecerão e nada mais parece ter solução além do afastamento ou mesmo a separação.

Na evolução destes 4 R’s o estresse vai aumentando e a comunicação diminuindo. Quando o casal chega a repulsa os problemas são enormes e alguns parecem que não tem mais solução. Quando, em uma ultima tentativa, procuram resgatar o que se perdeu no caminho, costumam cometer o erro de tentar solucionar os grandes problemas em primeiro lugar. Isto nem sempre funciona.

Estes 4 R’s são como tijolos que com o tempo constroem um muro entre o casal. As mulheres demoram um pouco mais para erguê-lo, mas os homens tem a capacidade de fazê-lo quase instantaneamente, quando se sentem rejeitados.

Solução
A tensão e o estresse são grandes, dificultando ainda mais o entendimento entre o casal. Para que haja uma pequena e gradativa aproximação, é preciso que foquem na solução das pequenas adversidades em primeiro lugar, ao invés de tentarem dissolver os grandes empecilhos que foram construindo esta enorme barreira entre os dois.

Com a diluição de fatores que podem parecer irrelevantes, a tensão diminuirá e a resistência será atenuada, pois os dois não se sentem mais rejeitados, e cada tijolo começará a ser removido. Isto facilita a interação entre os dois, os corações se abrem, havendo uma maior possibilidade de aproximação, facilitando assim a solução dos problemas e resgate da harmonia na relação.

Tenha uma ótima semana!

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Devido ao grande número de comentários recebidos nas postagens, criei o SOS RELACIONAMENTOS para poder lhe ajudar da melhor forma, saiba mais e tenha sua dúvida respondida clicando aqui.