Os 4 Vilões do Relacionamento II

Os 4 Vilões do Relacionamento II

Semana passada comecei a escrever sobre os 4 vilões do relacionamento. Falei sobre a crítica que evolui para o desprezo e segue para os dois últimos:

Defesa e Bloqueio

Defesa

Quando somos atacados nos colocamos na posição de defesa, nos protegendo contra o outro, dificultando ainda mais uma reconciliação.

Esta autodefesa é um modo de dizer “O problema é com você e não comigo”. Ela aumenta o conflito, por isto é maléfica, não buscando o entendimento mútuo.

Quando nos preocupamos em nos defender estamos focados em nós e não em como criar a harmonia ou buscar soluções para um acordo.

Critica, desprezo e defesa não precisam caminhar sempre nesta mesma ordem evolutiva, mas avançam juntas caso o casal não interrompa este fluxo nocivo.

Com a presença destes 3 elementos não existe solução para qualquer problemática, pois são duas pessoas que procuram atacar e se defender se distanciando uma da outra.

Bloqueio

As discussões constantes com a presença destes 3 elementos, faz com que um dos dois se desligue e congele, se bloqueando.

A pessoa constrói uma barreira em que se coloca em um mundo a parte não se importando com o que acontece ao seu redor.

Apesar dos dois poderem se congelar, este comportamento é mais usual entre os homens.

Características desta conduta são:

– Ler enquanto o outro fala.

– Ao invés do confronto, simplesmente se isola em seus pensamentos.

– Evita brigas ou discussões.

– Demonstra-se estar ouvindo fazendo contato com os olhos, ou mesmo um Uh-Huh, mas não responde com palavras, sendo indiferente ao que o outro esta falando.

– Isola-se com desinteresse e não se preocupa em resolver, mas sim se distanciar pedindo mentalmente “Me deixe em paz”.

Quando um dos dois se bloqueia não está somente fugindo das discussões e conflitos, mas evitando a relação entre eles.

Este vilão aparece em relacionamentos mais longos, em consequência de inúmeros conflitos mal resolvidos.

O casal deve ter discussões para poder evoluir e progredir juntos, mas o elemento critica não acrescentará nada neste este processo, somente será maléfico e mortal para a relação.

Se pensarmos que tudo que presamos e amamos devemos cuidar, seu relacionamento merece sua atenção e zelo. Estar atento a estes vilões é um esforço pequeno comparado aos resultados benéficos que lhe trarão.

Lembre-se que falo em casais, mas gostaria que ampliassem para outros relacionamentos como amizade ou filhos.

Entender que você representa 50% do que pretende construir, coloque seu relacionamento, seja com quem for, em primeiro lugar, fazendo com que não seja um campo de batalha, mas sim a busca da união.

Tenha uma ótima semana!

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Devido ao grande número de comentários recebidos nas postagens, criei o SOS RELACIONAMENTOS para poder lhe ajudar da melhor forma, saiba mais e tenha sua dúvida respondida clicando aqui.