Os 5 fatores a serem considerados antes de dizer “Eu aceito”

Os 5 fatores a serem considerados antes de dizer “Eu aceito”

Decidir se casar é uma das maiores decisões que você pode tomar. É um marco na vida de toda pessoa e deve ser levado a serio. É uma decisão que deve ser pensada levando em consideração vários fatores e não deixar que somente o quanto você ame esta pessoa pese em sua decisão final.

Existem algumas questões que podem ser feita para você mesma para ver se é a melhor decisão a ser tomada, baseando-se no fato de que 40 % dos casamentos acabam em divorcio.
Considerar alguns pontos importantes antes de dizer “Eu aceito” aumentarão as suas chances de criar um casamento que prospere e perdure.

1) Quanto tempo você conhece seu companheiro(a)?
Existem historias de casais que se conheceram e 6 meses depois se casaram, estão juntos a 60 anos e felizes, mas são realmente uma exceção a regra. Para conhecer alguém precisamos de tempo, convivência e sensibilidade. Acredite, existem pessoas que conseguem esconder quem realmente são por um período longo até que transpareça sua real identidade. Uma boa regra é no mínimo 2 anos.

2) Como são suas discussões?
Os conflitos nem sempre são fáceis de serem resolvidos. Resolve-los construtivamente requer a abertura para que cada um conheça o outro mais profundamente ao contrario de querer ser sempre a pessoa que esta com a razão e acusar o outro por não estar. É investir menos energia querendo estar certo e mais achando soluções que funcionem para os dois. Se vocês discutem de um modo que acabam drenando toda sua energia e sentindo que saíram de uma batalha, aconselho que procurem ajuda de um profissional antes de se casarem. Assim estarão evitando cometer um grande erro no futuro.

3) Vocês se aceitam como realmente são?
Não se case com o que ele tem de potencial. Case-se entendendo que seu parceiro não vai mudar. Logico que as pessoas evoluem com o tempo, mas sua essência não muda. Se você espera que o seu companheiro seja outra pessoa em alguns anos, repense. Caso o seu companheiro esteja tentando te mudar para ser outra pessoa, cuidado! As pessoas não gostam de mudar e muito menos que outros tentem faze-lo. Uma boa regra é casar com alguém que você aceite ser quem é.

4) Você já fez todas as perguntas importantes?
Existem algumas perguntas em diferentes áreas que são muito importantes para saber se vocês combinarão como casal. Algumas delas incluem como vamos dividir as finanças da vida em comum? Teremos filhos? Como cria-los? Religião? Qual a nossa visão de futuro juntos? Planos e aspirações juntos? Sexualidade? Estilo de vida? Se houverem diferenças significantes em qualquer destes assuntos, é melhor que vocês discutam e entrem em um consenso antes de se casarem. Não se case com alguém pensando que estas questões desaparecerão com o tempo ou que não são importantes. Elas são muito importantes e na maioria das vezes não desaparecem e podem guia-lo para um problema significativo ou ate mesmo uma separação. Prepare-se para decidir agora, melhor do que mais tarde. Algumas diferenças podem fazer uma diferença grande na sua felicidade. Decida assuntos de grande importância agora e tenha certeza que chegarão a um consenso antes do casamento.

5) Você tem expectativas realistas sobre o casamento?
Existem vários meios de idealizarmos como deve ser um casamento. Podem ser como historias da Disney, Romances de Hollywood, e clássicos da literatura pop. Nossos pais e amigos podem nos dar referencias positivas e negativas sobre o casamento e a cultura onde você se criou também tem impacto importante em sua vida. Muitos jovens chegam ao casamento com altas expectativas que poderão ser irreais ou fatalistas. Tenha pessoas que você confia, modelos de casais felizes que podem ajuda-lo a eliminar qualquer mito ou crença sobre casamento e orienta-lo a ter as expectativas apropriadas sobre o mesmo. Ter expectativas realistas sobre o que o casamento é e o que não é.

Casar é uma fase excitante e estressante ao mesmo tempo. Aproveite estes pontos importantes para analisar se esta é a pessoa certa para você e se preparar para ter um relacionamento equilibrado, dentro das suas expectativas e com uma base de muito amor. Felicidades!

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Devido ao grande número de comentários recebidos nas postagens, criei o SOS RELACIONAMENTOS para poder lhe ajudar da melhor forma, saiba mais e tenha sua dúvida respondida clicando aqui.