Os 6 passos para perdoar

Os 6 passos para perdoar

É Natal e este espirito Natalino nos leva  querer reconciliar, repensar nossas atitudes. Uma delas é perdoar.  Normalmente as pessoas tem certa resistência para perdoar. Isto acontece por várias razões.

– Pensam que se perdoarem estarão se tornando vulneráveis para serem machucadas novamente.
– Se sentem desprotegidas.
– Acreditam que se perdoarem estarão aceitando o que aconteceu.
– Procuram revanche e querem vingança.
– Simplesmente não sabem como perdoar
– Parece fácil, mas difícil fazê-lo com intenção.

Quando somos machucados automaticamente atacamos, nos retrair ou ficamos imóveis. É uma grande batalha interna. O único modo de superar esta batalha interior e voltar a ter paz é perdoando.

O outro lhe feriu, isto é um fato, mas é seu o trabalho de curar a sua ferida. Deixo claro que perdoar não significa que você concorda com o que a pessoa fez. Para fazê-lo você terá que focar em se sentir bem e não em se vingar ou revidar. Este é realmente um ato de amor porque quando o faz você cria uma energia de amor e de cura a sua volta.

Então como perdoar? Segue meus 6 passos.
1- Volte e reveja como você interpretou o que a outra pessoa fez. Porque você se sentiu machucada?

2- Tente entender quais foram as razões que levaram a pessoa a fazer o que fez. A pessoa sofreu? Perdeu algo com isto? Suas intenções eram boas? A pessoa queria lhe machucar intencionalmente?

3- Concentre-se e analise a sua parte de responsabilidade, não culpa. Em toda situação por mais que o outro esteja errado existe pelo menos 1% da nossa responsabilidade. Como você deixou que isto acontecesse? Onde você deixou de colocar seus limites ou barreiras.

4- Baseado no item acima faça uma declaração para você mesma que não permitirá que isto aconteça novamente. Você não deixará de colocar seus limites quando necessário.

5- Fale claramente para a pessoa o que ela fez e como isto impactou sua vida, fisicamente, psicologicamente e espiritualmente. Explique onde você sente que você baixou suas forças e diga que você não deixará que isto se repita novamente.

6- Agora você esta preparada para perdoar. Perdoe e liberte-se.

Não importa se o perdão for para continuar ou terminar um relacionamento. O importante é fazê-lo para que a sua vida flua e para que suas energias não fiquem estagnadas na vingança e no ressentimento. Estes seriam uma parede na sua vida não lhe deixando ir para lugar algum. Esta é uma boa época para perdoar, uma boa época para se libertar.

Liberte-se! Feliz Natal!

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Devido ao grande número de comentários recebidos nas postagens, criei o SOS RELACIONAMENTOS para poder lhe ajudar da melhor forma, saiba mais e tenha sua dúvida respondida clicando aqui.