Os Acordos no Relacionamento

Os Acordos no Relacionamento

Esta semana, na minha certificação de coaching de Relacionamento Conjugal pelo ICI (Integrated Coaching Institute), falamos sobre os acordos estabelecidos nos relacionamentos.

Estes acordos emergem na fase do romance, quando o casal resolve continuar caminhando juntos. Variam de casal para casal e surgem do que chamamos de “Dança circular” e cito como exemplos:

– Homem provedor – Mulher que cuida.

– Os dois competem entre si.

– O mais estressado – o mais equilibrado / espiritualizado.

– O protetor – o frágil e outros.

Todo casal tem estes pactos que seguem padrões muitas vezes inconscientes. Quando são saudáveis geram parceria e suprem as necessidades mútuas, trazendo equilíbrio, sensação de apoio e harmonia. Quando não são saudáveis surge a sensação de estar sendo explorado pelo outro e desrespeitado.

O que nem sempre os dois realizam é que existem situações em que estes acordos precisam ser mudados e adaptados, caso contrário os dois acabam se perdendo um do outro e desviando seu caminho juntos. Algumas das situações são:

– Diferentes momentos de transição da vida.

– Chegada dos filhos.

– Acontecimentos inesperados e outros

Gostaria de estender estes acordos para outros relacionamentos como amizade e familiares, pois se encaixam da mesma forma, tem que ser checados com o tempo e adaptados se necessário, para que não haja conflitos ou rompimentos.

Normalmente as pessoas resistem às mudanças por:

– Medo de perder seu poder/controle.

– Optam por continuar fazendo o que já faziam, só que mais intensamente, erroneamente pensando “Antes funcionava bem, então porque mudar?”.

Somos humanos em constante transformação e devemos evoluir em nossos acordos com as pessoas que gostamos ou amamos para que estes sentimentos perdurem e continuem fluindo da mesma forma com a base no amor, apesar das mudanças.

Tenha uma ótima semana!

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Devido ao grande número de comentários recebidos nas postagens, criei o SOS RELACIONAMENTOS para poder lhe ajudar da melhor forma, saiba mais e tenha sua dúvida respondida clicando aqui.