Reparos

Reparos

John Gottman, phD em psicologia e criador do The Gottman Institute em Seattle vem estudando o comportamento de casais há 40 anos, define como REPAROS artifícios usados por casais nos momentos de conflito para amenizar o nível de tensão entre eles.

Reparos não são difíceis de elaborar e tem como base o conhecimento sobre o outro. São criados a partir do aumento da intimidade e da vivência do casal.

Pesquisas feitas em seu laboratório mostram que casais que usam este artificio aumentam os níveis de confiança na relação, contribuindo para maior estabilidade do casal.

Mas como saber qual reparo usar?

Se aumentarmos nosso nível de percepção sobre o outro saberemos o que acalma e o que perturba mais a pessoa com quem nos relacionamos. Desta forma podemos contribuir de modo positivo, minimizando o momento de tensão.

Reparo pode ser:

– Baixar o tom de voz na discussão.
– Empatia (dizer que entende como o outro se sente).
– Um pequeno toque na hora certa.
– Desculpar-se.
– Humor (sarcasmo NUNCA), e outros.

Reparos em momentos certos são parte da dança entre duas pessoas que se conhecem e que confiam uma na outra.

O poder de reduzir o estresse permitindo uma discussão mais construtiva (senão, menos destrutiva).

Interessar-se em conhecer melhor o outro abrange muito mais que dividir somente horas agradáveis juntos. Com esta mudança de comportamento você ensinará seu parceiro (a) a usar o mesmo com você, refletindo positivamente na relação como um todo.

Bom mesmo é saber que estamos com alguém que até mesmo nos conflitos e momentos de tensão podemos confiar. Concorda comigo?

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Devido ao grande número de comentários recebidos nas postagens, criei o SOS RELACIONAMENTOS para poder lhe ajudar da melhor forma, saiba mais e tenha sua dúvida respondida clicando aqui.