Solidão/Solitude

Solidão/Solitude

Quando nos sentimos só existe uma voz interna que nos diz “Preciso estar com alguém que seja importante para mim e que me faça sentir importante”.

Hoje, graças aos aplicativos de comunicação, temos mais acesso às pessoas que estão longe de nós do que as que estão ao nosso lado. Quando usamos nossos celulares sentimos que estamos cercados de pessoas e quando a bateria acaba percebemos que estamos sós.

Existe uma diferença infinita entre a solidão e a solitude. A primeira podemos muda-la e a segunda devemos construi-la todos os dias.

Solitude: Estado de privacidade de uma pessoa, não significando, propriamente estado de solidão. Estar sozinho por opção.

Cria-la pode ser um dos maiores desafios para o ser humano, pois tememos estar em nossa presença, fugimos de nossos pensamentos e achamos que nossos fantasmas surgirão quando perceberem que não temos a companhia de alguém.

Precisamos aprender a construir uma relação de amizade, confiança e parceria incondicional muito forte conosco para depois pensar em fazer o mesmo com alguém mais.

Como todo processo, isto levará tempo, pois só podemos confiar em alguém que conhecemos e criamos uma relação solida, mas valerá a pena.

Pratica:

Pratique estar só, sem medo.

– Se gostar de meditar, o faça – Excelente prática.

– Vá ao cinema só – A 1º vez é assustador, mas depois passa.

– Leia um bom livro.

– Quando sentir auto piedade por estar só, AGRADEÇA a oportunidade do momento e mude sua vibração energética saindo da vitimização.

– Agradeça pelo seu crescimento pessoal e por poder se conhecer melhor.

Edificando esta relação você perceberá que a sua voz interna dizendo que precisa estar com alguém que faça você se sentir importante cessará, pois agora já existe.

Cuidaremos da Solidão

Pratica:

Identifique seus sentimentos: Solidão, rejeição, isolamento. Não confunda com estar entediado.

O que fazer para mudar isto?

Faça uma lista de opções para que possa estar na companhia de pessoas.

– Ligue para alguém que confia e divida algo importante para você. Vocês se aproximarão.

– Faça aulas de dança.

– Faça algum curso de seu interesse para estar ao lado de pessoas com o mesmo objetivo.

– Seja voluntário para alguma causa ou instituição.

– Convide amigos antigos para atividades, mesmo que seja um simples café.

Agora podemos cuidar da solidão de outra forma, sabendo que nunca estaremos realmente sós porque teremos a companhia do melhor parceiro para nos acompanhar. Deste modo não depositaremos o fardo ou a responsabilidade em ninguém de nos fazer felizes. Cuidaremos da nossa felicidade em 1º lugar.

Tenha uma ótima semana!

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Devido ao grande número de comentários recebidos nas postagens, criei o SOS RELACIONAMENTOS para poder lhe ajudar da melhor forma, saiba mais e tenha sua dúvida respondida clicando aqui.